História da matemática resumo
Como começaram a contar? A necessidade de contar começou com o quando o homem desenvolveu as atividades humanas. Ele deixou de ser pescador e coletor de alimentos para ficar fixo no solo, plantando e produzindo seu próprio alimento, construindo suas casas, domesticando animais para seu uso, entre outros
História da Matemática
Como o homem começou a cuidar dos seus próprios animais, existiam muitas técnicas para controlar o seu rebanho. Uma delas é pelas “pedrinhas”, onde , pela manhã eles soltavam os animais e colocava uma pedrinha correspondendo cada um e depois que eles voltavam da pastagem, ele guardava as pedras dentro de uma saco, se tivesse sobrado alguma pedrinha significava que, ou roubaram ou o animal se perdeu.
Representação numérica
Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representação. No começo, algumas civilizações (egípcia, babilônica) usava repetição de traços na vertical para representar os números Mas o método foi mudado pois era difícil contar mais de quatro termos.
Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio. É composto por diversos símbolos
O ábaco
O ábaco, em sua forma geral, é uma moldura retangular com fileiras de arame, cada fileira representando uma classe decimal diferente, nas quais correm pequenas bolas Ele é utilizado em diversos lugares do oriente e ocidente , onde foi estipulado como um material muito eficiente
O Sistema de numeração Indo-Arábico
Nosso sistema de numeração surgiu na Ásia, há muitos séculos no Vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão. Cada numero inventado tem seu significado. O numero 1 significa o homem no mundo, o numero 2 a esposa e família. Foi no Norte da Índia, que nasceu o mais antigo sistema de notação próximo do atual, mas , antes de nascer esse sistema, eles usavam uma numeração de característica moderna. Seus 9 primeiros algarismos eram sinais independente, ou seja, o numero 3 por exemplo, não significava que haviam 3 unidades mas um símbolo independente. Cada algarismo tinha um nome:
A criação do zero
Tendo em vista o problema na construção dos números como 31 e 301, os hindus criaram um símbolo para representar algo vazio (ausência de tudo) que foi denominado sunya. Facilitando a separação de uma dezena para um nada. O zero foi o último número natural a ser criado. Sua origem deveu- se não à necessidade de marcar a inexistência de elementos num conjunto, mas uma concepção posicional da numeração.
O Sistema Romano de Numeração
O sistema de numeração Romano é um sistema decimal, ou seja, sua base é dez. Este sistema é utilizado até hoje em representações de séculos, capítulos de livros, mostradores de relógios antigos, nomes de reis e papas e outros tipos de representações oficiais em documentos. Estas eram as primeiras formas da grafia dos algarismos romanos. Tal sistema não permite que sejam feitos cálculos, não se destinavam a fazer operações aritméticas mas apenas representar quantidades. Com o passar do tempo, os símbolos utilizados pelos romanos eram sete letras, cada uma com um valor numérico:
Todo símbolo numérico que possui valor menor do que o que está à sua esquerda, deve ser somado ao maior. VI = 5 + 1 = 6 XII = 10 + 1 + 1 = 12 CLIII = 100 + 50 + 3 = 153 Todo símbolo numérico que possui valor menor ao que está à sua direita, deve ser subtraído do maior. IX = 10 - 1 = 9 XL = 50 - 10 = 40 VD = 500 - 5 = 495 Todo símbolo numérico com um traço horizontal sobre ele representa milhar e o símbolo numérico que apresenta dois traços sobre ele representa milhão.
Bibliografia:
http://www.matematica.br/historia/
http://www.infoescola.com/matematica/historia-da-matematica/
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário